quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Projeto Escola Limpa, Escola Feliz!


Provavelmente, você já ouviu falar que a água do planeta está acabando, que o solo está se deteriorando, que o efeito estufa está cada vez mais acentuado...
Isso tudo não é blá blá blá!
Estas coisas - e tantas outras – estão realmente acontecendo, e a única parte boa dessa história é que é possíve
l fazer alguma coisa para evitar um futuro desastroso. Sabendo disso, a escola Maria Araújo de Figueiredo, está implantando o projeto Escola limpa, escola feliz! Que tem como objetivos principais promover a coleta seletiva na escola e montar uma sala de reciclagem de papel, dando oportunidade de aprendizado aos alunos e melhorando a relação entre a comunidade escolar e o meio ambiente. O projeto irá proporcionar a confecção de cartões comemorativos, porta lápis, bloco de anotações, etc. A partir do papel reciclado, na própria escola. Tentando criar uma relação equilibrada entre os alunos e o meio ambiente. AJUDE A SALVAR NOSSO PLANETA! FAÇA SUA PARTE!



Escrito por: Isaa’ Castro (monitora do projeto)

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

PROGRAMAÇÃO DA II MOSTRA DE VÍDEO DO MAF - 29/08/09

MANHÃ E TARDE

SALA 1: AUDITÓRIO
1ª Sessão
- A Matemática da Música (15 min.)
- Tempos Modernos (90 min.)
2ª Sessão
- Tudo sobre drogas (40 min.)
- O coração (25 min.)
- O ouvido humano (15 min.)

SALA 2: SALA DE INFORMÁTICA
1ª Sessão
- O sentido da visão (15 min.)
- Wall-E (90 min.)
2ª Sessão
- Donald no país da matemágica (27 min.)
- Ilhado (6 min.)
- Atlas do corpo humano – sexo (25 min.)

SALA 3: SALA DE AULA
1ª Sessão
- Ilha das Flores (12 min.)
- Apollo 13 (100 min.)
2ª Sessão
- Os melhores do mundo (20 min.)
- Atlas do corpo humano – Músculos e Ossos (25 min.)
- Tudo sobre gravidez (46 min.)

SALA 4: SALA DE VÍDEO
1ª Sessão
- Catalendas (10 min.)
- Marley e Eu (90 min.)
2ª Sessão
- Catalendas (10 min.)
- Como é o mar (15 min.)
- O sistema imunológico (20 min.)
- Catalendas (10 min.)

SALA 5: SALA DE AULA
1ª Sessão
- Catalendas (10 min.)
- Happy Feet (manhã) ou Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho (tarde) - (90 min.)
2ª Sessão
- Catalendas (10 min.)
- O que são Vulcões? (15 min.)
- O sistema imunológico (20 min.)
- Catalendas (10 min.)


NOITE

SALA 1: AUDITÓRIO
- Ilhado (6 min.)
- Quase Deuses (110 min.)

SALA 2: SALA DE VÍDEO
- Os melhores do mundo (20 min.)
- Tudo sobre drogas (40 min.)
- Atlas do corpo humano – sexo (25 min.)

SALA 3:PALCO
- Os melhores do mundo (20 min.)
- Sugestão de filme do Profº Miguel Taurino ou Tempos Modernos (aprox. 90 min.)

TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN: 150 ANOS

Refletindo sobre as afinidades mútuas dos seres, suas relações embrionárias, sua distribuição geográfica, entre outros fatores, o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) chegou à conclusão de que cada espécie não fora criada independentemente, mas se originara de outra espécie. A Teoria da Evolução é parte importante do legado cultural da humanidade, pois ela altera o jeito como enxergamos a natureza.
Em seu livro intitulado A Origem das Espécies, Darwin se dispôs a responder a uma das questões que há muito tempo despertava a curiosidade de estudiosos: Qual a origem da vida, do homem e da natureza? Baseando-se nesta pergunta, Darwin deu sua opinião diferenciando-se das outras, defendendo as questões que devem ser compreendidas por meio de processos da natureza, dissociando o pensamento científico do religioso.


Na época, a hipótese vigente sobre a origem da vida era a descrita na Bíblia, e mesmo boa parte da comunidade científica se limitava a explicar a diversidade de espécies como o produto da ação de um designer inteligente e divino.
Segundo a teoria de Darwin, tanto os organismos vivos como os que foram encontrados fossilizados, se originavam de um único ancestral comum e se transformavam ao longo do tempo. Semelhante a uma bactéria, esse primeiro ser vivo sofreu modificações até gerar toda a variedade de animais e plantas do planeta, seguindo um padrão evolutivo (que permanece ativo). Assim, o homem deixou de ser visto como um animal especial e mais evoluído para ser encarado como mais um ramo da grande árvore da vida.
O argumento de Darwin era tão conclusivo que o debate sobre a validade da teoria terminou menos de duas décadas após sua divulgação – mesmo batendo de frente com o dogma religioso.
Darwin em uma viagem em busca de respostas que o ajudasse a entender a origem da vida observou a existência de espécies próprias em cada região – mas muitas delas, semelhantes, podia viver em locais distantes. Mas nesses casos apresentavam adaptações ao meio. Darwin dizia que a competição leva à dispersão de traços vantajosos, pois organismos mais adaptados sobrevivem e geram mais descendentes.
Com base em três conceitos – diversidade, tempo geológico e seleção natural -, Darwin conseguiu provar que as populações de seres vivos estão em constante transformação. Ao defender a grandeza de sua teoria em A Origem das Espécies, ele resumiu: ”De um início tão simples, infinitas formas, as mais belas e mais maravilhosas, evoluíram e continuam evoluindo”.


Matéria retirada da revista Nova Escola (N° 221). Título original: Evolução: A idéia que revolucionou o sentido da vida.
Reeditada pelas as alunas Luana Monteiro e Dandara de Castro (Turma 2001/manhã).

Vem aí.........................


quarta-feira, 12 de agosto de 2009

II Mostra de Vídeo do MAF – 29 de Agosto de 2009

Para você que em 2008 curtiu um dia inteiro de ótimos filmes, ou ficou se lamentando por não ter conseguido assistir o que queria, não perca esta oportunidade. Vem aí a II Mostra de Vídeo do MAF.
Este ano o evento ocorrerá no sábado dia 29 de agosto e contará com uma seleção de filmes, escolhidos pelos professores de nossa escola, com os mais variados títulos e temas. A novidade deste ano é o comentário, feito por professores no início ou término de cada filme, o que ajudará o melhor entendimento das idéias principais de cada um deles.
A lista com o nome de cada filme e de suas sinopses será divulgada na próxima segunda (17/08/09) aqui no Blog, no Laboratório de Ciências e na Sala de Vídeo da Escola. Participe!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

FORMAS DE INTERVENÇÃO DO LMC.


Visitas Supervisionadas: Trata-se das atividades desenvolvidas nas dependências do LMC ou nas dependências da escola (salas de aula, por exemplo) com a utilização de equipamentos do LMC, nas quais os principais condutores destas atividades serão os próprios professores de Física, Química, Biologia, Matemática da escola. Neste caso caberá a equipe do laboratório o auxílio e supervisão durante tais atividades.


Visitas Programadas: Refere-se a atividades desenvolvidas nas dependências do LMC ou nas dependências da escola (salas de aula, por exemplo) com a utilização de equipamentos do LMC, que necessariamente deverão ser agendadas com antecedência, nas quais os principais condutores destas atividades será a equipe do LMC.

É importante destacar que em ambos os casos estas visitas deverão ser planejadas de forma conjunta entre professores e a equipe do LMC, levando-se em consideração os objetivos pretendidos em cada atividade.

Atividades Extra-curriculares: Aqui podemos destacar diferentes atividades, como pequenos projetos de investigação que poderão ser desenvolvidos por alunos com a utilização de equipamentos do laboratório e sob a supervisão do professor responsável por ele, geralmente em turnos diferentes dos que o aluno estuda; feiras de ciências que podem ser promovidas pelo LMC anualmente constituindo um importante espaço de abertura da escola à comunidade; visitas técnicas à instituições de caráter científico e tecnológico (universidades, museus, Planetário, etc.); organização de ciclos de seminários e cursos para alunos, professores e a comunidade sobre temas pertinentes à educação científica; etc.

O LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS (LMC)

O LMC, que se encontra nas dependências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Profª. Maria Araújo de Figueiredo, localizada no conjunto cidade nova v, sn 18, coqueiro, Ananindeua-Pa, constitui um espaço onde se pretende desenvolver atividades, com características fundamentalmente práticas, através de atividades propostas pelos professores, tornando o processo de resolução de problemas mais próximo das situações da vida real dos alunos, por meio de diversas técnicas pedagógicas.