segunda-feira, 18 de outubro de 2010

I FEICIMAF (FEIRA DE CIÊNCIAS MARIA ARAÚJO DE FIGUEIREDO)

Atenção professores e alunos vêm ai a nossa I FEIRA DE CIÊNCIAS MARIA ARAÚJO DE FIGUEIREDO (I FEICIMAF) nos dias 13 e 14/01/2011.

No total serão 50 trabalhos, sendo divididos em:

  • 8 para alunos da 1a a 4a séries do ensino fundamental,
  • 16 para os alunos da 5a a 8a séries do ensino fundamental,
  • 26 para alunos do ensino médio e EJA.

Para o sucesso de nossa feira, os professores coordenadores ministraram mini-curso aos professores que irão orientar os trabalhos a previsão para a realização deste mini-curso é que ocorra ainda este mês.

OBJETIVOS:

Os principais objetivos da I Feira de Ciências do MAF são promover a integração de estudantes, professores e comunidade escolar, sensibilizar a comunidade para a necessidade de tomar atitudes positivas em relação ao ambiente, como: evitar o desperdício de água, alimentos e energia elétrica, acondicionar corretamente o lixo, etc. e promover a reflexão sobre o desenvolvimento sustentável na Amazônia e a situação ambiental planetária.

OS TRABALHOS DEVERÃO SER DE NATUREZA:

1. De investigação sobre fenômenos naturais e sociais

2. De inovação tecnológica

3. De informação relevante para a comunidade

4. Experiências pedagógicas

A SELEÇÃO DOS TRABALHOS OBEDECERÁ AOS SEGUINTES CRITÉRIOS:

1. Pré-seleção por turma:

Será escolhido para cada turma um professor responsável. Caberá a ele fazer a pré-seleção para dizer qual(is) trabalhos da turma deverão avançar para a próxima faze da seleção.

Cada turma deverá ser dividida em equipes e os professores responsáveis terão autonomia para definirem o número de participantes de cada equipe e o critério para a escolha dos temas a serem desenvolvidos.

O professor coordenador da(s) turma(s) será o responsável pela seleção dos trabalhos nesta fase, o mesmo encaminhará à próxima fase um número médio de dois trabalhos por turma.

OBS1: Para as turmas do ensino fundamental, haverá apenas a primeira fase (Pré-seleção) já cabendo ao seu orientador definir o trabalho que representará a turma na I FECIMAF.

2. Seleção por banca mista:

Será formada, pelo comitê organizador deste evento, uma banca composta por 3 professores de diferentes disciplinas para fazer a seleção dos trabalhos do ensino médio que irão a I FECIMAF, observando o número de trabalhos indicados no corpo deste projeto.

ITENS DE AVALIAÇÃO

1. Quanto à finalidade e produto do trabalho:

I. Caráter investigativo

II. Criatividade

III. Relevância

IV. Adequação ao nível escolar do(s) expositor(es)

V. Organização

2. Quanto ao desempenho dos expositores

I. Domínio do conteúdo

II. Postura do(s) expositor(es

III. Desenvolvimento e seqüência lógica

IV. Conclusão coerente com o tema do trabalho

PREMIAÇÃO

Os trabalhos, em cada nível de ensino, que obtiverem maior pontuação na avaliação da comissão avaliadora serão contemplados com certificados de honra ao mérito e serão inscritos na seleção da Feira de Ciências do Estado do Pará (FEICIPA 2011), para representarem nossa escola.

Maiores informações com os professores coordenadores ou ainda no blog da escola famnoticias.blogspot.com ou no blog do LMC laboratoriodecienciasmaf.blogspot.com.

Coordenação:

Sérgio Henrique de Oliveira Bezerra

Miguel Nivaldo Rodrigues da Silva

Denise Costa da Rocha Santos

Edilson da Silva Peixoto

Danúbia Tavares da Silva

Welington Luís Silva Soares

Nágila Kilvia Silva Sulaiman

Maria Alice Miranda Corrêa

Nenhum comentário: