sexta-feira, 10 de setembro de 2010

OBF 2010

Foi realizada no dia 14 de agosto de 2010 em todo o país a 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Física (OBF 2010). Pelo segundo ano consecutivo, os alunos de nossa escola participaram desta prova. Parabenizamos os 14 alunos que obtiveram média e, portanto, foram classificados para a segunda fase da OBF 2010. Abaixo segue a lista com o nome completo e a série de cada aluno.

Alunos classificados para a 2ª fase


Nome Série
AYLAN JORGE M. DO NASCIMENTO 1
MURILO PINHEIRO PIMENTEL 1
RAY N. DAMASCENO 1
TAMIRIS BARATA LEAL 1
ALINE SOUZA MORAES 2
ANDRÉ DA SILVA CHAVES 2
ERIKA RODRIGUES RIBEIRO 2
PAULO MÁRCIO DA COSTA 2
SUELLEM DE ALMEIDA MACHADO 2
EDIELSON VELOSO MACIEL 3
EDIVANA MAC SILVA DO AMOR DIVINO 3
LUANA TAHÍS BARATA NEVES 3
BIANCA CRISTINE DE SALES MANEI 8
RÔNISSON RODRIGUES FAVACHO 8

As provas da 2ª Fase ocorrerão no dia 25/09/2010 (sábado) em locais definidos pelo Coordenador Estadual e posteriormente divulgado no Laboratório de Ciências de nossa escola.

Atividades de Investigação nas Séries Iniciais

Num mundo em que basta olharmos ao nosso redor para perceber a importância das ciências, ainda tem gente que acha que fazer pesquisa científica é coisa só pra “gente grande”!
As aulas da 3ª série da tarde (turma 301) mostram que Ciência também é coisa de criança. Com o tema SOLO, a turma desenvolveu duas experiências no laboratório de nossa escola, sob a supervisão dos professores Elielton Costa e Sérgio Bezerra, a partir das quais estudaram de maneira mais detalhada a Influência do tipo de solo para a germinação de sementes e erosão do solo e sua relação com a vegetação.
Na primeira atividade a maioria dos alunos formulou a hipótese de que entre sementes plantadas em algodão, areia branca e terra preta, as sementes se desenvolveriam mais rápido na terra preta. Após a turma ser dividida em três grupos (algodão, areia branca e terra preta), cada aluno ficou responsável por levar pra casa e cuidar, durante uma semana, de sementes de feijão e alpiste plantadas nos diferentes materiais. No decorrer da semana os alunos foram orientados a fazer as anotações do que eles observaram em um modelo de relatório dado pelos professores. Na volta ao laboratório, com base na comparação entre as “plantinhas” de cada aluno, eles puderam constatar que a hipótese inicial da maioria era verdadeira, apesar de ela não ter sido elaborada pela totalidade da turma. Seguiu-se a discussão para entendermos o porquê a terra preta propiciava um crescimento mais acelerado das sementes. Após a visualização dos diferentes matérias no microscópio do laboratório, os alunos em sua maioria concluíram que a diferença de velocidade de crescimento tem relação com a quantidade de humos presente na areia preta.
Elaboração de hipótese, montagem e observação do experimento, análise dos dados e conclusões são etapas presentes em várias pesquisas científicas e os alunos da 3ª série mostraram que eles também podem produzir conhecimento científico.








Por: Sérgio Bezerra