sexta-feira, 20 de junho de 2014

VISITA DE ALUNOS AO LABORATÓRIO DE DEMONSTRAÇÕES DA UFPA

       Nesta segunda-feira (16/06), ocorreu a primeira vista técnica do Grupo de Iniciação Científica (GIC) Transformando com Ciências.
Na oportunidade foi visitado o Laboratório de Demonstrações da UFPA, projeto ligado à faculdade de Física da referida universidade, que tem como um dos objetivos contribuir para a melhor formação de alunos do ensino médio e fundamental, despertando o interesse pelas Ciências (mais especificamente pela Física e Matemática) de uma maneira criativa e estimulante.

         Com a participação de um grupo de 36 estudantes de nossa escola, foram abordados vários conceitos físicos a partir da execução e explicação de experimentos demonstrativos. Em vários momentos foram realizados experimentos em que os estudantes puderam interagir com os aparelhos e entender melhor o princípio envolvido nas atividades.

GRUPO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA TRANSFORMANDO COM CIÊNCIAS

Segue a todo vapor as atividades extracurriculares desenvolvidas no Laboratório Multidisciplinar de Ciências em 2014. Com a criação no início de maio do Grupo de Iniciação Científica Transformando com Ciências, foram formados nove subgrupos abrangendo um total de 51 alunos do ensino fundamental e médio, para o desenvolvimento de projetos de iniciação científica em diversos temas.

Os temas são:

            - Astronomia: MAF nas estrelas.
- Estação de Monitoramento Climático.
- Produção de Materiais De Laboratório I.
- Produção de Materiais De Laboratório II.
- Horta Medicinal.
- Xadrez Pedagógico.
- Modificação de Peixe.
- Crescimento de Hortaliças.
- Produção de Adubo Orgânico.

Sob a coordenação dos professores Sérgio Bezerra (Física), Miguel Nivaldo (Química) e Ana Carla Castro (Biologia), os subgrupos que compõe o GIC participam de reuniões semanais (ocorridas no contra turno) nas quais cada subgrupo desenvolve suas atividades sob a orientação de um dos professores.
O objetivo deste projeto é oportunizar uma vivência mais próxima da ciência durante o desenvolvimento de projetos de iniciação científica. Nesta metodologia a preocupação quantitativa com os conteúdos escolares é minimizada, enquanto se maximiza o foco no desenvolvimento de posturas e modos de pensar típicos da Ciência. Durante todo o processo de desenvolvimento das atividades é normal (e saudável) a convivência com as incertezas dos resultados alcançados, imprecisões metodológicas e o abandono e criação de novas hipóteses. Este movimento natural de construção de conhecimento permite ao aluno entender o caráter provisório dos produtos da Ciência.
           Além das atividades específicas por subgrupo, periodicamente ocorre reuniões gerais com temas relevantes para o desenvolvimento dos trabalhos e para que seja socializada a produção de cada subgrupo.