quarta-feira, 30 de abril de 2014

O TERMÔMETRO

A palavra termômetro vem do grego thermo (quente) e metro (medida). Desta forma, termômetro é um aparelho usado para medir temperaturas e suas variações. Geralmente é composto por uma substância que possua uma propriedade que varie com a temperatura.

Contuma-se atribuir a Galileu Galilei a invenção do termômetro. Galileu, utilizando um tubo de vidro com uma extremidade aberta e outra encerrada em um bulbo, aquecia este bulbo retirando parte do ar de seu interior, para logo em seguida emborcar o tubo dentro de um recipiente com água e corante. Após a temperatura do bulbo voltar a seu valor normal, a água subia através do tubo até certa altura e os deslocamentos de altura da coluna de água podiam indicar mudanças de temperatura.

Nas primeiras versões, os aparelhos inventados por Galileu eram desprovidos de escalas de graduação, servindo apenas para uso qualitativo do estudo da temperatura. Estes aparelhos são conhecidos como Termoscópios.

Historicamente, os termômetros eram fabricados com base na dilatação térmica de materiais com elevado coeficiente de dilatação. Desta maneira, mesmo com pequenos aumentos de temperatura, era possível observar a variação de comprimento dos materiais que compunham os termômetros.

Temperatura
A ideia de temperatura é muito antiga, e frequentemente associada a noção de sensação térmica (sensação a partir do tato de quão "frio" ou "quente" está um corpo).
A temperatura é uma grandeza física bem definida que se relaciona a medida do grau de agitação térmica das moléculas de um sistema, moléculas estas que irão apresentar diferentes quantidades de energia cinética vibracional. Logo não podemos medir a temperatura de maneira direta, mas estabelecendo relações com as alterações dos objetos analisados, como os efeitos da dilatação térmica e a resistência elétrica.

As Escalas Termométricas
São escalas núméricas definidas por conjunto de valores atribuídos a um mesmo corpo em diferentes temperaturas, mediante a correspondência de uma equação termométrica ou uma lei de dependência.
A escala termométrica mais usada no Brasil é a Celsius (°C), para a qual o parâmetro é a água, com 0°C para seu ponto de fusão/solidificação e 100°C para o ponto de ebulição/condensação. Das inúmeras escalas existentes, além da Celsius, destacan-se a Fahrenheit e a Kelvin.

Tipos de Termômetros
Ø  Termômetros bimetálicos: Composto por duas lâminas metálicas unidas rigidamente que, ao serem aquecidas ou esfriadas, dilatam-se, informando a temperatura do corpo. A dilatação acontece quando uma barra de metal ligada a outra barra de metal diferente são aquecidas ou esfriadas, resultará diferentes alterações nos comprimentos que irá produzir um arqueamento da barra.

Ø  Termômetro de Gás: O termômetro de gás ou de volume constante, mede a temperatura pela variação do volume e da pressão de um gás. É constituído por um bulbo ligado por um tubo capilar de um manômetro. O bulbo é preenchido com um gás de modo que o volume no bulbo permanece constante. A pressão do gás no bulbo pode ser obtida através da medição da diferença de nível, nos dois braços do manômetro.

Ø  Termômetro Infravermelho: Um termômetro infravermelho, também denominado de pirômetro óptico, é um dispositivo que mede temperatura sem contato com o corpo/meio do qual se pretende conhecer a temperatura. Basicamente esse equipamento é constituído por um sistema óptico e um detector. O sistema óptico foca a energia emitida por um objeto sobre o detector. A saída do detector é proporcional a energia irradiada pelo objeto menos a energia absorvida e a resposta desse detector a um comprimento de onda específico.

Ø  Termômetro de Máxima e Mínima: São termômetros utilizados em meteorologia, sendo que, com uma única leitura, pode-se determinar a temperatura máxima e mínima atingida desde a última vez que o termômetro foi ajustado de modo que as temperaturas máxima e mínima viessem a coincidir entre si e com a temperatura ambiente.

Ø  Termômetro de Mercúrio: Consiste de um tubo capilar de vidro, fechado a vácuo, e um bulbo, contendo mercúrio. Quando sujeito a variação de temperatura, o mercúrio expande (aumento de volume) ou se contrai (diminuição de volume) e com o auxílio do movimento da coluna de mercúrio no interior do tubo de vidro, em relação à escala graduada do termômetro, mede-se a temperatura.


Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Termômetro