segunda-feira, 24 de agosto de 2009

TEORIA DA EVOLUÇÃO DE DARWIN: 150 ANOS

Refletindo sobre as afinidades mútuas dos seres, suas relações embrionárias, sua distribuição geográfica, entre outros fatores, o naturalista inglês Charles Darwin (1809-1882) chegou à conclusão de que cada espécie não fora criada independentemente, mas se originara de outra espécie. A Teoria da Evolução é parte importante do legado cultural da humanidade, pois ela altera o jeito como enxergamos a natureza.
Em seu livro intitulado A Origem das Espécies, Darwin se dispôs a responder a uma das questões que há muito tempo despertava a curiosidade de estudiosos: Qual a origem da vida, do homem e da natureza? Baseando-se nesta pergunta, Darwin deu sua opinião diferenciando-se das outras, defendendo as questões que devem ser compreendidas por meio de processos da natureza, dissociando o pensamento científico do religioso.


Na época, a hipótese vigente sobre a origem da vida era a descrita na Bíblia, e mesmo boa parte da comunidade científica se limitava a explicar a diversidade de espécies como o produto da ação de um designer inteligente e divino.
Segundo a teoria de Darwin, tanto os organismos vivos como os que foram encontrados fossilizados, se originavam de um único ancestral comum e se transformavam ao longo do tempo. Semelhante a uma bactéria, esse primeiro ser vivo sofreu modificações até gerar toda a variedade de animais e plantas do planeta, seguindo um padrão evolutivo (que permanece ativo). Assim, o homem deixou de ser visto como um animal especial e mais evoluído para ser encarado como mais um ramo da grande árvore da vida.
O argumento de Darwin era tão conclusivo que o debate sobre a validade da teoria terminou menos de duas décadas após sua divulgação – mesmo batendo de frente com o dogma religioso.
Darwin em uma viagem em busca de respostas que o ajudasse a entender a origem da vida observou a existência de espécies próprias em cada região – mas muitas delas, semelhantes, podia viver em locais distantes. Mas nesses casos apresentavam adaptações ao meio. Darwin dizia que a competição leva à dispersão de traços vantajosos, pois organismos mais adaptados sobrevivem e geram mais descendentes.
Com base em três conceitos – diversidade, tempo geológico e seleção natural -, Darwin conseguiu provar que as populações de seres vivos estão em constante transformação. Ao defender a grandeza de sua teoria em A Origem das Espécies, ele resumiu: ”De um início tão simples, infinitas formas, as mais belas e mais maravilhosas, evoluíram e continuam evoluindo”.


Matéria retirada da revista Nova Escola (N° 221). Título original: Evolução: A idéia que revolucionou o sentido da vida.
Reeditada pelas as alunas Luana Monteiro e Dandara de Castro (Turma 2001/manhã).

Nenhum comentário: