quinta-feira, 13 de maio de 2010

Gaspar Viana, Cientista Paraense.


O bairro do Reduto, Belém-Pa, entre o século XIX e começo dos XX, era praticamente um bosque com seu verde exuberante. Nasce e cresce uma das maiores personalidades da medicina nacional e internacional, o orgulho do Pará e que, modéstia parte, podemos chamar de gênio: Gaspar de Oliveira Viana. A residência onde nasceu o menino inteligente e aplicado ainda está de pé e hoje abriga o colégio dom Bosco. Uma placa de pedra em homenagem a ele está encrustada no muro externo com os dizeres “aqui nasceu o grande feitor da humanidade e mátir da ciência Gaspar Viana.
COMO VIVEU ESSE GÊNIO DA MEDICINA?
Menino simples que concluiu seus estudos no então renomado colégio Paes de carvalho obstinado por seu sonho, aos 18 anos mudou-se para o rio de janeiro, em 1903, com o intuito de cursar medicina, e assim descobrir mas tarde a cura para a leishmaniose. O menino curioso montou com seu irmão um laboratório de analise clinica perto do hospital santa casa de misericórdia, no largo do rio. Movido pela vontade de aprender Gaspar passou a freqüentar esse hospital. Percorria diariamente a enfermaria, fazia necropsia. Em 1907 a febre amarela foi extinta no rio e a doença de chagas era descoberta.

DEVOÇÃO Á CIÊNCIA E MORTE PREMATURA!!
Gaspar Viana foi o descobridor de uma doença chamada leishmaniose ou leishmaníase ou calazar ou úlcera de Bauru é a doença provocada pelos protozoários do gênero Leishmania, transmitida ao homem pela picada de mosquitos flebotomíneos, também chamados de mosquito palha ou birigui. Gaspar foi além, não restringiu seus estudos a proporção da especie e assim descobriu o tratamento da doeça. Em 1912, Viana comprovou que o tártaro emético era eficaz no combate da esquistossomose ,era o marco inicial da quimioterapia anti-infecciosa. Ele também realizou trabalhos importantes para a medicina tropical, a respeito da blastomicose e outras micoses ,e ainda sobre a evolução do tripanossoma cruzi nos tecidos humanos e de animais. Aos 29 anos em 1914, nosso héroi morreu vitima de sua própria devoção a ciência.. Enquanto fazia necrópsia, uma incisão acidental fez com que ele adquirisse uma grave infecção turbeculosa que evoluiu para granúlia e meningite, falecendo, portanto, 2 meses depois, no dia 14 de junho daquele ano.

Postado por Edvana Mac, Bolsista Pibic Jr.(LMC-MAF)

Nenhum comentário: