terça-feira, 16 de abril de 2013

ESTUDANDO OS MOVIMENTOS


  Praticamente para qualquer lugar que se olhe é possível observar coisas em movimento: pássaros voando; pessoas andando; folhas das árvores balançando ao vento; etc. Se observarmos com um pouco mais de cuidado é possível perceber que alguns objetos se movimentam obedecendo a certos padrões. A Cinemática é a parte da física que se preocupa em estabelecer e estudar esses padrões de movimento, dentre os quais podemos destacar o Movimento Uniforme (MU) e o Movimento Uniformemente variado (MUV).



Quando um objeto se desloca com velocidade constante (um carro que se mantém a 60 km/h em uma rodovia, p. ex.), diz-se que ele está em um MU. Caso sua trajetória seja uma reta, particularmente podemos dizer que temos um objeto em um movimento retilíneo uniforme (MRU).



Caso exista variação em sua velocidade (paro o caso do motorista de um carro acionar o pedal do freio ou pisar com mais força no pedal do acelerador, p. ex.) e essa variação de velocidade for sempre igual em intervalos de tempo iguais, então dizemos que o referido objeto está em um MUV, ou seja, que tem aceleração constante e diferente de zero.
Baseados nesses conceitos, no dia 10/04/13, os professores Sérgio Bezerra e Tereza Salim desenvolveram com os alunos da turma 801 da tarde uma atividade no LMC que tinha como objetivos a partir de duas situações reais, entender a diferença entre MU e MUV e, construir gráficos e tabelas para identificar os padrões relacionados ao MU e MUV.


                  A primeira experiência consistia em colocar um trilho de alumínio apoiado num pedaço de madeira para que ele ficasse inclinado e largar uma esfera da extremidade mais elevada, marcando o tempo durante a passagem da esfera por algumas marcas no trilho. A segunda experiência partia da observação do movimento de uma gota d’água ao descer uma proveta cheia de óleo.
Após a construção de gráficos e o preenchimento de tabelas que expressavam os valores coletados das experiências, os alunos responderam algumas perguntas dentre as quais: Cite duas situações cotidianas onde podemos observar o MU e o MUV, respectivamente.


Nenhum comentário: