
A energia renovável é a energia produzida por meios naturais, capazes de se regenerar. E, portanto, virtualmente inesgotável. É o que acontece com a energia solar.
Como funciona a captação dessa energia?
índio e uma lente para concentrar a luz solar. Uma saída é abdicar da eficiência em favor de um custo mais barato.Embora produzammenos eletricidade por centímetro quadrado, as películas de semicondutores consomem menos matéria-prima, o quefaz delas um a alternativa mais barata em grandes instalações fotovoltaica. Os engenheiros do NREL pesquisam espelhos feitos de polímeros (plásticos) leves, em vez de vidro, assim como tubulações capazes de absorver mais a luz e dispersar menos calor. Também querem solucionar o maior problema da energia solar: o de armazenamento do calor produzido durante o dia para ser reaproveitado á noite. Estas placas geram energia quando os feixes luminosos desprendem elétrons nos átomos de um semicondutor, o silício.

Fonte inesgotável. Uma energia equivalente a seis mil vezes, o

consumo mundial incide sobre a terra. Já poderíamos captar o suficiente para atender dezenas de vezes ás atuais necessidades, mas a construção da infraestrutura custaria bem mais que a queima de combustíveis fósseis. Os países que lideram o aproveitamento de energia solar, como a Alemanha, não são os mais ensolarados, mais os que conseguem pagar por essa energia. Porém, os custos estão caindo. As nações em desenvolvimento em regiões subtropicais podem se beneficiar disso, pois a abundância de dias ensolarados significa a possibilidades de retorno do investimento em pouco tempo. A China embora atrasada no uso do sol para a geração de eletricidade investiu bastante em aquecedores de água solares.
Adaptado da revista NATIONAL GEOGRAPHIC, por Edivana Mac e Joel, monitores do projeto escola limpa, escola Feliz!