terça-feira, 22 de setembro de 2009

VOCÊ SABE O QUE É ENERGIA RENOVÁVEL?

A energia renovável é a energia produzida por meios naturais, capazes de se regenerar. E, portanto, virtualmente inesgotável. É o que acontece com a energia solar.

Como funciona a captação dessa energia?

Ela funciona através de espelhos levemente curvos posto lado a lado em comprida fileira como canaletas, elas ficam viradas para o solo durante a noite e acompanham o deslocamento do sol durante o dia.Os espelhos parabólicos concentram a radiação solar em encanamentos de aço repletos de óleo circulante, aumentando a temperatura do receptor. Esses são coletores solares parabólicos que fazem com que a energia se transforme em energia térmica. Essa energia pode se dá por meios de painéis fotovoltaicos, que apesar de caros são pouco eficientes, em torno de

10% ou 20%, ao passo que as chegam a 24%%. Os engenheiros do NREL (Laboratório Nacional de Energia Renovável, em Inglês) usam camadas de dois compostos, fosfeto e arseneto de gálio e índio e uma lente para concentrar a luz solar. Uma saída é abdicar da eficiência em favor de um custo mais barato.Embora produzammenos eletricidade por centímetro quadrado, as películas de semicondutores consomem menos matéria-prima, o que

faz delas um a alternativa mais barata em grandes instalações fotovoltaica. Os engenheiros do NREL pesquisam espelhos feitos de polímeros (plásticos) leves, em vez de vidro, assim como tubulações capazes de absorver mais a luz e dispersar menos calor. Também querem solucionar o maior problema da energia solar: o de armazenamento do calor produzido durante o dia para ser reaproveitado á noite. Estas placas geram energia quando os feixes luminosos desprendem elétrons nos átomos de um semicondutor, o silício.


Fonte inesgotável. Uma energia equivalente a seis mil vezes, o

consumo mundial incide sobre a terra. Já poderíamos captar o suficiente para atender dezenas de vezes ás atuais necessidades, mas a construção da infraestrutura custaria bem mais que a queima de combustíveis fósseis. Os países que lideram o aproveitamento de energia solar, como a Alemanha, não são os mais ensolarados, mais os que conseguem pagar por essa energia. Porém, os custos estão caindo. As nações em desenvolvimento em regiões subtropicais podem se beneficiar disso, pois a abundância de dias ensolarados significa a possibilidades de retorno do investimento em pouco tempo. A China embora atrasada no uso do sol para a geração de eletricidade investiu bastante em aquecedores de água solares.


Há várias formas de energia renováveis são elas: Hidráulica, obtida através de rios e água doce, O potencial da energia acumulada nas cachoeiras pode ser convertido em eletricidade. Temos a Biomassa, se obtém através durante a transformação de produtos de origem animal e vegetal, Tais como: o biodiesel. Energia eólica através da ação dos ventos, ou seja, através da utilização da energia cinética geradas pelas correntes aéreas. Energia Geotérmica que é a energia do interior da Terra. A geotermia consiste no aproveitamento de águas quentes e vapores para a produção de electricidade e calor. Energia Maremotriz é a energia dos mares que se obtém a partir do movimento das ondas, a das marés devido a diferença de temperatura entre os níveis da água do mar.

Adaptado da revista NATIONAL GEOGRAPHIC, por Edivana Mac e Joel, monitores do projeto escola limpa, escola Feliz!

Nenhum comentário: