A utilização de filmes como recurso pedagógico é apenas uma entre tantas possibilidades dentro do universo das novas tecnologias e linguagens que vem crescendo e se desenvolvendo e que deve ser aproveitado de forma intensa pela escola. Isto pode ser feito a partir do uso da linguagem do cinema como auxílio ao processo educacional, produzindo vídeos, filmes ou documentários nos quais os alunos participam ativamente, desde a fase da definição do argumento, passando pela elaboração do roteiro, até chegar à edição final.
Esta metodologia é trabalhada no projeto Luz, Câmera, Educação! que conta com a participação de alunos do ensino médio de nossa escola e tem como meta a produção de vídeos que possam servir como material de apoio para professores em suas aulas e para a comunidade de um modo geral.
Desta forma, este projeto busca estabelecer através da linguagem cinematográfica um elo entre as experiências vividas pelos alunos no seu cotidiano e a aprendizagem de conteúdos propostos pela escola.
Como um dos produtos deste projeto, produzimos o primeiro documentário intitulado LUZ, CÂMERA, EDUCAÇÃO: O Cigarro na Escola! que nos mostra que a vida de dois adolescentes, que apresentam inúmeras coisas em comum, pode ser muito diferente. Sendo um fumante e o outro não, eles contam sua relação, impressões e opiniões acerca do cigarro e como este interfere em suas vidas. Com a análise de um médico, um psicólogo e um profissional da educação, buscamos mostrar como as chamadas drogas legais estão presentes na vida dos jovens de nossa escola.
Atualmente estamos realizando reuniões semanais para a produção do próximo documentário que terá como título: A Ciência no Imaginário Popular.
Em breve estaremos postando o primeiro documentário produzido pelo projeto. Assista e avalie!
Alunas participantes do projeto:
Patrícia da Cruz (2001/ Noite)
Luana Tahís (2001/ Manhã)
Luana Coelho (1003/Manhã)
Stephanie Karine (1003/Manhã)
Patrícia da Cruz (2001/ Noite)
Luana Tahís (2001/ Manhã)
Luana Coelho (1003/Manhã)
Stephanie Karine (1003/Manhã)