segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Robótica Educacional: Desenvolvendo Tecnologia na Escola

Quem disse que a escola não é lugar para se desenvolver tecnologia? Isto é o que alunos da 5ª e 6ª séries do turno da manhã vêm fazendo desde agosto quando se deu início às atividades do projeto Atividades Colaborativas e o uso da Robótica Educacional: Uma Experiência no Ensino Fundamental.

Atividades envolvendo Robótica Educacional vêm se mostrando de grande importância no âmbito escolar. Isto se explica pelo fato de tais atividades, além de prenderem a atenção e despertar a curiosidade dos alunos, permitem a mobilização diferentes conhecimentos durante a execução dos problemas propostos.

Vale lembrar que os Kits encontrados no mercado para o trabalho da robótica nas escolas geralmente apresentam um alto custo. Devido a isto, trabalhamos com materiais alternativos e de fácil aquisição facilitando assim, não só a manutenção dos robôs construídos, mas futuras atividades com outros alunos.

As atividades são desenvolvidas no Laboratório Multidisciplinar de Ciências (LMC) de nossa escola onde, usando materiais adquiridos com verbas do projeto aprovado no Edital PPCE 2009 (Programa Pará faz Ciência na Escola), construímos uma aranha robótica, um braço mecânico e carrinhos movidos a pilha. Estes robôs foram previamente projetados com a utilização de elementos de desenho técnico e o uso de instrumentos como, régua, transferidor, esquadros, calculadoras, etc. Durante a construção foi trabalhado vários elementos de matemática e noções preliminares de alguns conceitos físicos tais como rotações, pressão nos fluídos e eletricidade, já que todos os sistemas de locomoção dos robôs têm como base a hidráulica ou a eletricidade.

Esperamos que este trabalho sirva como base para que a Robótica Educacional seja implementada em outras escolas e que um número maior de professores e alunos possam ter acesso a esses materiais.

Mais informações:
Professor Sérgio Bezerra, sergiohobezerra@yahoo.com.br (coordenador do projeto)

Nenhum comentário: