sábado, 21 de novembro de 2009

2009 – Ano Internacional da Astronomia




Em 2009 se completa 400 anos desde as primeiras observações do céu feitas por Galileu Galilei com auxílio de telescópios. Devido este fato a comunidade científica escolheu este ano como o Ano Internacional da Astronomia. Centros de pesquisa, universidades, museus, planetários e centros de educação, estarão engajados para realizar atividades que dêem ênfase a esta importante área do conhecimento.

A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a vários campos da Física e da Matemática. Teve importante papel na organização da humanidade, já que foi baseada nos conhecimentos desta ciência que muitas descobertas foram feitas, fora e dentro de nosso planeta. No passado, “Novos Mundos” (hoje chamados de continentes) foram encontrados devidos as informações de localização a partir dos astros que a astronomia a muito já conhecia. Além disso, ela forneceu as ferramentas para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares, etc.

Há poucos séculos, tínhamos apenas uma idéia vaga acerca da existência de nossa própria galáxia, a Via Láctea. Com os avanços da Astronomia, hoje já sabemos que existem bilhões delas espalhadas por um universo com dimensões muito maiores que prensávamos.

Atualmente os desafios colocados para Astronomia são outros. Neste início de século, detectar vida fora da terra e verificar se ela está ou não de acordo com as leis naturais da evolução da matéria, são algumas das questões que estão no centro das discussões desta ciência. Sejam quais forem as respostas para estas perguntas, estaremos diante de informações que poderão abalar o pensamento de grande parte da humanidade.

O interesse do público em geral por assuntos que dizem respeito ao espaço cósmico é cada vez maior e o Ano Internacional da Astronomia tem como propósito atender a demanda crescente por informação e por envolvimento com conceitos e idéias científicas.

Para saber mais:
http://www.astronomia2009.org.br/index.php
http://www.on.br

Nenhum comentário: