
Em 2009 se completa 400 anos desde as primeiras observações do céu feitas por Galileu Galilei com auxílio de telescópios. Devido este fato a comunidade científica escolheu este ano como o Ano Internacional da Astronomia. Centros de pesquisa, universidades, museus, planetários e centros de educação, estarão engajados para realizar atividades que dêem ênfase a esta importante área do conhecimento.

A Astronomia é uma das ciências mais antigas e deu origem a vários campos da Física e da Matemática. Teve importante papel na organização da humanidade, já que foi baseada nos conhecimentos desta ciência que muitas descobertas foram feitas, fora e dentro de nosso planeta. No passado, “Novos Mundos” (hoje chamados de continentes) foram encontrados devidos as informações de localização a partir dos astros que a astronomia a muito já conhecia. Além disso, ela forneceu as ferramentas para a astronáutica, para a análise espectral da luz, para a fusão nuclear, para a procura de partículas elementares, etc.
Há poucos séculos, tínhamos apenas uma idéia vaga acerca da existência de nossa própria galáxia, a Via Láctea. Com os avanços da Astronomia, hoje já sabemos que existem bilhões delas espalhadas por um universo com dimensões muito maiores que prensávamos.

O interesse do público em geral por assuntos que dizem respeito ao espaço cósmico é cada vez maior e o Ano Internacional da Astronomia tem como propósito atender a demanda crescente por informação e por envolvimento com conceitos e idéias científicas.
Para saber mais:
http://www.astronomia2009.org.br/index.php
http://www.on.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário