segunda-feira, 5 de abril de 2010

Conheça a Gripe A

A Gripe A é uma doença provocada pelo novo vírus da gripe pandêmica (H1N1) - ver imagem ao lado. Este novo subtipo de vírus, que apareceu recentemente (em 2009) e tem capacidade de infectar os seres humanos, contém genes das variantes humana, aviária e suína do vírus da Gripe e apresenta uma combinação nunca antes observada em todo o Mundo. Em contraste com o vírus típico da gripe suína, este novo vírus da gripe pandêmica (H1N1) 2009 é transmissível entre os seres humanos.
Os sintomas de infecção pelo novo vírus da gripe pandêmica (H1N1) 2009 nos seres humanos são normalmente semelhantes aos provocados pela Gripe Comum: febre, falta de ar, sintomas respiratórios (tosse, nariz entupido) e dor de garganta. É possível a ocorrência de outros sintomas, como: dores corporais ou musculares, dor de cabeça, arrepios, fadiga e vômitos ou diarréia.
A doença é particularmente grave em imunodeprimidos (incluindo a infecção HIV/SIDA), nos diabéticos, nas grávidas, em indivíduos com obesidade extrema ou que sejam portadores de doenças crônicas de natureza cardíaca, pulmonar ou renal.
O modo de transmissão do novo vírus da gripe pandêmica (H1N1) 2009 é idêntico ao da Gripe comum.
O vírus transmite-se de pessoa para pessoa através de gotículas libertadas quando uma pessoa fala, tosse ou espirra. Os contactos mais próximos (a menos de 1 metro) com uma pessoa infectada podem representar, por isso, uma situação de risco. O contágio pode também verificar-se indiretamente quando há contacto com gotículas ou outras secreções do nariz e da garganta de uma pessoa infectada - por exemplo, através do contacto com maçanetas das portas, copos utilizados por varias pessoas, etc.
Os estudos demonstram que o vírus da gripe pode sobreviver durante várias horas nas superfícies e, por isso, é importante mantê-las limpas, utilizando os produtos domésticos habituais de limpeza e desinfecção.

Como fazer para prevenir a disseminação do vírus caso você esteja doente?

- Limite o contacto com outras pessoas, tanto quanto possível;
- Mantenha-se em casa durante sete dias, ou até que os sintomas desapareçam, caso estes perdurem;
- Cubra a boca e o nariz quando espirrar ou tossir, usando um lenço de papel; nunca as mãos! Em último recurso utilize o antebraço;
- Utilize lenços de papel uma única vez e coloque-os de imediato no lixo;
- Lave freqüentemente as mãos com água e sabão, em especial após tossir ou espirrar;
- Pode usar toaletes descartáveis com soluções alcoólicas.

Veja o Calendário de Vacinação!




• Dia 08 de Março a 19 de Março – Profissionais de Saúde e Indígenas
• Dia 22 de Março a 21 de Maio – Gestantes.
• Dia 22 de Março a 02 de Abril – Doentes Crônicos, exceto idosos e crianças de 06 meses a 02 anos.
• Dia 05 de Abril a 23 de Abril – Jovens de 20 a 29 anos.
• Dia 24 de Abril a 07 de Maio – Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas.
• Dia 10 de Maio a 21 de Maio – Pessoas de 30 a 39 anos

Nenhum comentário: