terça-feira, 13 de abril de 2010

A Terra é Azul

A água existente em nosso Planeta ocupa ¾ da crosta terrestre, formando mares, rios e lagos. Ela penetra no interior da Terra, construindo verdadeiras lagoas e rios subterrâneos. Como você pode perceber o nosso planeta é constituído em maior parte por água, daí o fato do tema a terra é azul. Apesar disso, no mundo todo faz-se as seguintes perguntas:


A ÁGUA NA TERRA ESTÁ SE ESGOTANDO? É VERDADE QUE NO FUTURO PRÓXIMO TEREMOS UMA GUERRA PELA ÁGUA?
O Alarmismo

O relatório anual das Nações Unidas faz terríveis projeções para o futuro da humanidade. A ONU prevê que em 2050 mais de 45% da população mundial não poderá contar com a porção mínima individual de água para necessidades básicas. Segundo dados estatísticos existem hoje 1,1 bilhão de pessoas praticamente sem acesso à água doce. Estas mesmas estatísticas projetam o caos em pouco mais de 40 anos, quando a população atingir a cifra de 10 bilhões de indivíduos. A partir destes dados projeta-se que a próxima guerra mundial será pela água e não pelo petróleo.
Qual o volume de água potável disponível?
Os dados que são utilizados pela mídia mundial são: de toda a água disponível na terra aproximadamente 97% está concentrada nos oceanos. A água doce corresponde a menos de 3% restantes. Você acha esse percentual pouco? Então, leia isto: destes 3% somente 0,007% é de água doce acessível, o restante é de difícil acesso (figura 1).




Figura 1: Distribuição e Disponibilidade de Água no Mundo.

Fonte: World Resources Institute, ONU.



Assustado? A realidade não é tão terrível quanto estes números parecem apontar. Em sua grande maioria estes números estão sendo manipulados, por alguns, de forma a criar uma verdadeira histeria coletiva em relação a água.


O que está sendo feito em relação a isso?
• Em decorrência das notícias alarmistas vários países já começam a se preparar para a venda de grandes volumes de água, pensando em lucrar em cima da necessidade dos outros. No Canadá, por exemplo, a preocupação já é com a legislação que não permite a venda de grandes volumes como é feito com o petróleo.
• A população se prepara para tempos ruins, onde o consumo de água deverá ser significativamente reduzido. Existe uma tendência mundial de culpar e perseguir aqueles que, mesmo pagando, consomem mais.
As reservas mundiais de água
• Em primeiro lugar é importante falar que nós Brasileiros, no que diz respeito a água, estamos muito bem, obrigado. O Brasil apresenta 14% do recurso hídrico mundial, sendo a distribuição dos mananciais (segundo a ONU), conforme o gráfico ao lado. Neste gráfico verificamos que 80% da água doce se encontra na região amazônica, mas que abastece apenas 5% da população brasileira. Os 20% restantes estão divididos pelo país, e abastecem 95% da população brasileira. Logo, a distribuição da água não só no Brasil, mas também no Mundo é muito desigual e, uma grande parte do planeta está situada em regiões com carência de água. Além do Brasil, a Rússia, China e Canadá são os países que basicamente "controlam" as reservas de água doce mundial. No momento cabe a estes países, em caráter de urgência, desenvolver tecnologias que permitam a captação, armazenamento e preservação da água e seus mananciais.

É muito importante dizer que apesar de termos a impressão de que a água está desaparecendo, a quantidade de água na Terra é praticamente invariável há centenas de milhões de anos, ou seja, a quantidade de água permanece a mesma o que muda é a sua distribuição e seu estado. O causador deste fenômeno é um processo chamado Ciclo Hidrológico.



A água somente passa a ser perdida para o consumo basicamente graças à poluição e à contaminação, nunca devido ao assoreamento como muitos dizem. São estes fatores que irão inviabilizar a reutilização, causando uma redução do volume de água aproveitável da Terra.


O gerenciamento da água é que deve ser considerado o grande problema e não seu "desaparecimento". Desta forma quando o Governo tenta culpar o usuário pelo consumo excessivo de água está, na realidade, confessando a sua incapacidade em suprir este excesso de água no presente e, possivelmente, no futuro. O cidadão pode e deve evitar perdas desnecessárias do produto, mas não deve, sob hipótese nenhuma, ser responsabilizado pela falta de água. A única forma de inviabilizar a água para o consumo é a contaminação da mesma por poluentes. Portanto cabe, mais uma vez as autoridades criar leis severas que punham exemplarmente aqueles que poluem e contaminam as águas.


Mais informações, consulte nestes sites:

http://www.cesan.com.br/page.php?30
http://www.geologo.com.br/aguahisteria.asp
http://www.obraweb.com.br/hidraulica/uso-racional-da-agua-disponibilidade-mundial

Modificado por: Danúbia Tavares (Profª. de Química).

Nenhum comentário: