quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Qual a unidade básica que compõe os seres vivos?

A resposta para a pergunta acima pode ser encontrada com facilidade em livros de ciências. Mas quantos de nós já observamos uma CÉLULA? Ainda que a maioria das pessoas não se dê conta, existem células macroscópicas, visíveis a olho nu (gema de ovo, por exemplo) as quais estamos acostumados a ter contato.




























Porém a maioria das célula são microscópicas, visíveis apenas com auxílio de aparelhos que ampliam a imagem. Por isso, apenas depois da invenção do microscópio (no ano de 1665, pelo in
glês Robert Hook) é que foi possível observar uma célula microscópica pela primeira vez.

Com vistas a grande variedade de células microscópicas é que os alunos da turma 402 da tarde visitaram o LMC no dia 22/12/2012, para uma aula prática, para a visualização de células. Após breve explicação sobre o funcionamento básico do microscópio óptico utilizado na aula (ligado a uma TV para a facilitar a observação conjunta das lâminas), os alunos observaram as diferenças básicas entre células (animais e vegetais) em lâminas montadas pelos professores, com participação ativa dos alunos.




























Foi possível observar diferentes estruturas em cada célula e entender como a especialização de cada uma delas ocorre de acordo com a função que elas desempenham.
Foram coletadas amostras de células da mucosa bucal, células sanguíneas (hemácias) e células vegetais, todas com o auxílio dos alunos, que mostraram mais uma vez que estudar
ciências pode ser uma atividade divertida e, principalmente, muito interessante.

Nenhum comentário: