Realizou-se nos dias, 06, 14 e 16/12/2011, com as turmas 1001, 1002 e 1003 da manhã, no LMC (Laboratório Multidisciplinar de Ciências) da E.E.EF.M. Maria Araújo de Figueiredo, uma aula de Química intitulada identificação e propriedades dos ácidos e bases, sobre o comando da Professora Danúbia Tavares e supervisão do professor Miguel Nivaldo. A aula teve por objetivo identificar ácidos e bases presentes no cotidiano dos alunos e os cuidados a serem tomados com estas substâncias, pois alguns ácidos e bases podem ser ingeridos e diferenciados pelo gosto como por exemplo: limão e vinagre ambos azedos (que é uma características ácida) ou banana verde e leite de magnésia que são travosos ou adstringentes (característica básica). Mas, para a maioria dos produtos, faz-se necessário utilizar indicadores (substâncias que mudam de cor na presença de um ácido ou de uma base) para distingui-los, já que podem ser perigosos se ingeridos. Nesta aula trabalhamos com indicador de repolho roxo e com alguns produtos como água sanitária, desinfetante, limpa forno, água de bateria, creme dental etc. A partir daí, os alunos foram convidados a pesquisar sobre o por quê não devemos misturar diferentes produtos de limpeza e quais cuidados devemos ter em casa ao armazenar estes produtos. A partir dos dados experimentais (pH das substâncias testadas), obtidos nesta aula, compararam com o pH teórico encontrado nos livros e na internet. A professora Danúbia afirma que “é de grande importância a aula experimental, pois além de o aluno se envolver com o tema, é muito mais significativo em relação ao conteúdo ministrado somente em sala de aula, favorecendo assim o aprendizado”. O estudo do pH, através dos indicadores, é muito relevante, pois não só serve para diferenciar substâncias umas das outras, mas é útil no tratamento de piscinas, no teste de acidez de aquários, solo, produtos de higiene, poluição de rios dentre outros usos.
quinta-feira, 22 de dezembro de 2011
ÁCIDOS E BASES: INDICADOR DE REPOLHO ROXO
Realizou-se nos dias, 06, 14 e 16/12/2011, com as turmas 1001, 1002 e 1003 da manhã, no LMC (Laboratório Multidisciplinar de Ciências) da E.E.EF.M. Maria Araújo de Figueiredo, uma aula de Química intitulada identificação e propriedades dos ácidos e bases, sobre o comando da Professora Danúbia Tavares e supervisão do professor Miguel Nivaldo. A aula teve por objetivo identificar ácidos e bases presentes no cotidiano dos alunos e os cuidados a serem tomados com estas substâncias, pois alguns ácidos e bases podem ser ingeridos e diferenciados pelo gosto como por exemplo: limão e vinagre ambos azedos (que é uma características ácida) ou banana verde e leite de magnésia que são travosos ou adstringentes (característica básica). Mas, para a maioria dos produtos, faz-se necessário utilizar indicadores (substâncias que mudam de cor na presença de um ácido ou de uma base) para distingui-los, já que podem ser perigosos se ingeridos. Nesta aula trabalhamos com indicador de repolho roxo e com alguns produtos como água sanitária, desinfetante, limpa forno, água de bateria, creme dental etc. A partir daí, os alunos foram convidados a pesquisar sobre o por quê não devemos misturar diferentes produtos de limpeza e quais cuidados devemos ter em casa ao armazenar estes produtos. A partir dos dados experimentais (pH das substâncias testadas), obtidos nesta aula, compararam com o pH teórico encontrado nos livros e na internet. A professora Danúbia afirma que “é de grande importância a aula experimental, pois além de o aluno se envolver com o tema, é muito mais significativo em relação ao conteúdo ministrado somente em sala de aula, favorecendo assim o aprendizado”. O estudo do pH, através dos indicadores, é muito relevante, pois não só serve para diferenciar substâncias umas das outras, mas é útil no tratamento de piscinas, no teste de acidez de aquários, solo, produtos de higiene, poluição de rios dentre outros usos.
Marcadores:
ÁCIDOS E BASES: INDICADOR DE REPOLHO ROXO
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário