As turmas 1001, 1001 e 1003 (1º ano) do turno da manhã do MAF fizeram seis experimentos de reações químicas, sob a orientação e supervisão dos professores de química Danúbia Tavares e Miguel Nivaldo.
Com estes experimentos os alunos puderam entender melhor o que é uma reação química, isto é, uma alteração química, onde matéria (um reagente ou reagentes) se converte em uma nova substância ou substâncias (um produto ou produtos), podendo com isso classificá-las em reações de adição ou síntese, análise ou decomposição, simples troca ou deslocamento e dupla troca. Vendo na prática que algumas reações ocorrem somente sob determinadas circunstância, como exemplo o fornecimento de calor, e que algumas reações são acompanhadas de indicações externas, como a mudança de cor, desprendimento de gás, calor ou luz.
Os experimentos foram os seguintes:
EXPERIMENTO I
· Usando a pinça de madeira, pegou-se um pedaço de Magnésio e queimou na chama da lamparina. Tendo o cuidado com a intensidade da luz emitida pela reação (não deve olhar diretamente).
· Após a queima, transferiu-se o produto resultante (um pó branco) para a cápsula de porcelana.
· Ao pó branco formado, adicionou-se 5 gotas de água e 2 gotas do indicador fenolftaleína e observou.
Reação I: Magnésio + gás oxigênio → óxido de Magnésio
Reação II: Óxido de Magnésio + água → hidróxido de magnésio
EXPERIMENTO ll
· No Becker colocou-se 10mL de sulfato de cobre e em seguida colocou-se a lamina de zinco
Reação: Zinco + Sulfato de cobre → Cobre + Sulfato de zinco
EXPERIMENTO III
· No tubo de ensaio adicionou-se 1mL da solução de NaOH e 2 gotas do indicador fenolftaleína. Com o auxilio do conta-gotas, adicionou-se gota a gota da solução de HCl, até que a coloração modifica-se (agitou-se a solução). Colocou-se a solução obtida (incolor) na cápsula de porcelana e aqueceu até a total evaporação da água. Observou.
Reação: ácido clorídrico + hidróxido de sódio → cloreto de sódio + água
EXPERIMENTO IV
· No erlenmeyer foi adicionado 20 ml de água da pisseta e em seguida 4 gotas de Azul de Bromotimol.
· Com o auxílio de um canudinho, assoprou fazendo a solução borbulhar no erlenmeyer e observou.
· Aqueceu a solução e novamente observou o que ocorreu.
Reação: Dióxido de carbono + água → ácido carbônico
EXPERIMENTO V
· No tubo de ensaio foi adicionado 20 gotas de ácido clorídrico (HCl) e uma colher medida de carbonato de cálcio (Na2CO3). Observou.
N Cuidado com o ácido clorídrico (HCl). Perigo de queimaduras.
Reação: HCl + Na2CO3 → NaCl + CO2 + H2O
EXPERIMENTO VI (Vulcão de dicromato de amônio)
· Colocou-se um pouco de dicromato de amônio em uma tela de amianto e aqueceu. Observou o que ocorreu.
Reação: (NH4)2Cr2O7(s) → N2(g) + 4 H2O(g) + Cr2O3(s)
Em seguida os alunos responderam as seguintes questões do roteiro experimental:
Para o Experimento I:
a) Qual a coloração adquirida após a adição de fenolftaleína ao pó branco + água? Justifique sua resposta.
b) Escreva as equações envolvidas no experimento I.
c) Faça o balanceamento da equação.
d) Classifique esta reação.
Para o Experimento II:
a) O que ocorreu com a lâmina de zinco e com a solução de cobre?
b) Escreva a equação química associada ao fenômeno ocorrido.
c) Classifique esta reação.
Para o Experimento III:
a) O que acontece com a solução de NaOH ao adicionar a fenolftaleina? Justifique sua resposta.
b) Escreva a equação química associada ao fenômeno ocorrido.
c) O que acontece quando se adiciona HCl na solução de NaOH?
d) Explique por que usamos o indicador.
e) Explique por que aquecemos a solução obtida após a reação?
Para o Experimento IV:
a) Qual a cor adquirida quando você adicionou as gotas de Azul de Bromotimol na água? Por quê?
b) Quando você assoprou qual a cor observada na solução?
c) Explique a mudança de cor ocorrida quando você assoprou a solução.
d) Escreva a equação química associada ao fenômeno.
e) Explique o que você observou ao aquecer a solução.
Para o Experimento V:
a) Reescreva e reação acertando os coeficientes.
b) No composto Na2CO3. Qual o nome de cada elemento químico?
Na: ___________ C : ____________ O: _________________
Para o Experimento VI:
a) Classifique a reação.
b) A reação está corretamente balanceada?
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