quarta-feira, 14 de março de 2012

BINGO QUÍMICO NO LMC

Os alunos do turno da noite (turma: 401 – EJA) participaram da construção de um jogo didático chamado “bingo químico” no LMC. Sob a orientação e supervisão das professoras Ana Carla e Danúbia Tavares, onde foi explicado passo-a-passo, como os alunos montariam esse jogo didático, o qual foi elaborado da seguinte forma:

Primeiramente, foram escolhidos 50 elementos da tabela periódica para serem sorteados no bingo químico e também para a confecção das peças. Cada cartela possuía 20 elementos escolhidos de forma aleatória, sendo que nelas só apareciam os símbolos químicos dos elementos.

Os materiais utilizados na confecção das cartelas e das peças foram: papel cartão, para servir de base para as cartelas do bingo; papel A4; para imprimir as cartelas, cola branca, para fixar as cartelas em sua respectiva face; para as peças adaptou-se num bingo, os símbolos dos elementos químicos colados nas bolinhas que foram colocadas no globo para a realização do sorteio; tesoura; computador; impressora.

Após cada aluno estar com a sua cartela pronta, com materiais para a marcação das cartelas (grãos de milho, feijão ou bolinhas de papel) e ainda com a utilização de uma tabela periódica em preto e branco, a qual servia para consulta, uma das professoras chamava os elementos e os alunos marcavam em sua cartela, sendo realizados 10 sorteios que ocorreu da seguinte maneira:

1º sorteio: Marcar na horizontal, vertical ou diagonal 5 (cinco) elementos químicos;

2º sorteio: Marcar três elementos químicos da família dos gases nobres;

3º sorteio: Marcar três elementos químicos da família dos halogênios;

4º sorteio: Marcar três elementos químicos da família dos calcogênios;

5º sorteio: Marcar três elementos químicos da família dos metais alcalinos;

6º sorteio: Marcar três elementos químicos da família do nitrogênio;

7º sorteio: Marcar três elementos químicos localizados no 4º período da tabela;

8º sorteio: Marcar cinco elementos químicos do grupo dos metais;

9º sorteio: Marcar cinco elementos químicos do grupo dos ametais;

10º sorteio: Marcar cinco elementos químicos identificando seu nº atômico.

O término do jogo ocorria quando um aluno completava um desses sorteios, onde a cartela do ganhador era devidamente conferida pelas professoras, juntamente com os outros alunos. Para cada sorteio o ganhador era presenteado com um delicioso bombom de chocolate.

Percebeu-se com esse jogo didático, que além de ser um jogo bastante divertido, os alunos passaram a aprender e entender melhor como os elementos químicos estão organizados na tabela periódica, bem como aprenderam a identificar e diferenciar os metais, dos ametais e dos gases nobres.

Vale ressaltar que o “bingo químico” pode ser realizado de diversas formas depende do professor em elaborá-lo da melhor forma que desejar. O importante é melhorar o processo de aprendizagem dos alunos. Além de tornar uma aula divertida e diferenciada.



Nenhum comentário: