sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

PILHA E BATERIA DE CARAMBOLA

Aula do dia 06 de Fevereiro com as turmas 3001 e 3002 da manhã, com a professora Danúbia Tavares e Supervisão do professor Miguel Nivaldo.

Com o objetivo de construir uma um dispositivo eletroquímico capaz de transformar energia química em energia elétrica ou simplesmente uma pilha e Relacionar o uso de materiais que contém metal pesado com problemas ambientais.

Realizamos a montagem da pilha com uma fruta muito abundante em nossa escola: a carambola.o processo se dá apartir dos seguintes passos:

ü Finque na Carambola (ou laranja, ou batata) a moeda de cobre e o clipe;

ü Conecte os jacarés;

ü Usando as reações químicas do processo, identifique com fita crepe ou etiqueta o pólo positivo e o negativo, tanto na pilha de carambola, quanto na calculadora ou relógio.

Ligue os fios positivo e negativo nos terminais da calculadora. Se não funcionar com apenas uma carambola monte um circuito em série.

Após a parte prática os alunos foram convidados a responder um questionário sobre a teoria envolvida no processo e os riscos ambientais envolvendo metais pesados.

PORQUE NÃO DEVEMOS JOGAR NO LIXO COMUM PILHAS E BATERIAS

Apesar de não parecer, pilhas e baterias são um grande problema para o homem e o meio ambiente. Elas contém mercúrio, cádmio e chumbo, que são metais extremamente tóxicos (metais pesados). Todos eles afetam o sistema nervoso, fígado, rins e pulmões. O cádmio pode causar câncer e o mercúrio, mutações genéticas. Não jogue as pilhas comuns no lixo de casa. Separe para devolvê-las ao fabricante. Prefira modelos de longa duração ou recarregáveis.

O RISCO DOS METAIS PESADOS

O adjetivo "pesado" é literal, resultado de esses materiais serem mais densos - isto é, seus átomos ficam mais próximos uns dos outros. Para ter uma idéia, 1 centímetro cúbico de um metal considerado leve, como o magnésio, pesa 1,7 grama. Já 1 centímetro cúbico de qualquer metal pesado tem pelo menos 6 gramas. E onde entram os riscos para a saúde? Em contato com o organismo, esses metais acabam atraindo para si dois elementos essenciais do corpo: proteínas e enzimas. Eventualmente eles se unem a algumas delas, impedindo que funcionem - o que pode levar até à morte. "Os metais pesados também se ligam às paredes celulares, dificultando o transporte de nutrientes", diz o químico Jorge Masini, da USP. Mesmo assim, o organismo também tem necessidade de pequenas quantidades de alguns desses metais. É o caso do cobre, que nos ajuda a absorver vitamina C. Em concentrações altas, porém, os mesmos metais são tóxicos.

Mercúrio, chumbo e cádmio são os metais mais perigosos

PULMÕES: Ficam inflamados em contato com o cádmio

FÍGADO E RINS: São os órgãos mais danificados pelo cádmio

MÃOS: Suas articulações - até as dos dedos e do pulso - ficam paralisadas por contaminação de chumbo

CÉREBRO: Ingerido em peixes contaminados, o mercúrio debilita as funções cerebrais. E o vapor do metal causa distúrbios psíquicos, como depressão

APARELHO DIGESTIVO: É atacado pelo chumbo e pelo cádmio

Sites consultados:

http://mundoestranho.abril.com.br

http://www2.uol.com.br/aprendiz/n_noticias/radio/id140602.htm

Nenhum comentário: