sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

EXPERIÊNCIAS NO LMC

No dia 28/12/2011 os alunos do 1ª ano (turma: 1001 / turno: Manhã), do MAF fizeram várias experiências envolvendo as funções inorgânicas (ácidos, bases, sais e óxidos). Com a supervisão e avaliação dos professores de Química Danúbia Tavares e Miguel Nivaldo. As quais foram as seguintes:

1° Experiência

Reação de neutralização do ácido clorídrico utilizando o leite de magnésia (hidróxido de magnésio)

Material Necessário:

2 béqueres; Ácido clorídrico (HCl); Leite de Magnésia (Mg(OH)2); Fenolftaleína.

OBS: O ácido clorídrico (HCl), é um material perigoso, antes de começar o experimento deve-se usar luvas apropriadas. O experimento deve ser feito com a supervisão do professor.

Procedimento Experimental:

Em um béquer, colocou-se um pouco de ácido clorídrico e no outro béquer colocou-se o leite de magnésia. No béquer com o leite de magnésia gotejaram-se três gotas de fenolftaleína, ocorreu mudança de cor (róseo), indicando que o leite de magnésia é uma base.

Por fim, colocou-se o leite de magnésia no béquer com ácido clorídrico, ocorreu à neutralização do ácido clorídrico com a formação de sal e água. Conforme a reação abaixo:

2 HCl + Mg(OH)2 à MgCl2 + 2 H2O

Importância da reação de neutralização no nosso cotidiano

Reação de neutralização se define como a reação de um ácido com uma base. Por que esta reação se relaciona com picadas de insetos? A neutralização se aplica a um fenômeno da natureza: o antídoto contra o veneno da picada de abelhas.

O veneno injetado pelo ferrão de uma abelha é ácido, então é só deduzir: o que é preciso para neutralizar esse veneno? A presença de uma base (Definição de base: toda substância que quando sofre dissociação em água libera o ânion OH- (hidroxila) como produto).

Logo, é exatamente assim que é feito o tratamento contra o ataque deste inseto, aplica-se leite de magnésia que possui caráter básico no local da picada. Pode-se também aplicar compressas embebidas em solução de amônia ou bicarbonato, ambas constituem soluções básicas.

O inverso ocorre no tratamento contra lesões provocadas por picadas de vespas, este inseto injeta um veneno de caráter básico na pele do indivíduo, o alívio é obtido com aplicação de vinagre (ácido acético).

A reação de neutralização mais comum do nosso cotidiano é a que ocorre depois da ingestão de alimentos calóricos, o que fazemos após aquele almoço de domingo cujo prato principal era feijoada? Tudo começa com uma sensação de queimação no estômago, mais conhecida como azia. A solução para esse problema é ingerir um antiácido estomacal, uma vez que, o princípio ativo desse medicamento nada mais é que do que uma base, como por exemplo, Mg(OH)2 – hidróxido de magnésio.

Quando você ingere um antiácido, neutraliza o HCl (ácido clorídrico) responsável pela azia. Os íons OH- responsáveis por esse efeito são provenientes da dissociação da base Mg(OH)2.

Outra situação desagradável causada pela presença de ácidos em nosso organismo é em relação à nossa transpiração. Os ácidos carboxílicos são os responsáveis pelos desagradáveis odores que exalamos após a realização de exercícios físicos. Mas apresentamos aqui uma reação de neutralização para solucionar este inconveniente. Novamente o hidróxido de magnésio entra em ação, ele é mais conhecido como leite de magnésia: uma forma cremosa que, quando aplicado nas axilas, ajuda a combater o cheiro desagradável de suor.

Para se ter uma ideia da importância das reações de neutralização, saiba que são usadas até mesmo para solucionar problemas causados por acidentes em rodovias. Acidentes como o derramamento de ácidos é fato comum em trechos rodoviários, o que fazer então para solucionar o problema e garantir que não provoque mais inconvenientes?

Vamos imaginar que uma carreta transportando ácido sulfúrico capotou na estrada, o que usar para retirar os efeitos ácidos do meio ambiente? Solução de hidróxido de sódio (NaOH) é ideal para neutralizar a acidez, então a solução seria lançar NaOH suficiente para impedir a ação catastrófica do ácido sulfúrico. A equação química que representa o processo é:

H2SO4 + 2 NaOH → Na2SO4 + 2 H2O

2° Experiência

Enchendo balão com gás carbônico através da reação do vinagre (ácido acético) com o bicarbonato de sódio

Material Necessário:

Vinagre (Ácido acético);Bicarbonato de sódio;Balão;Funil;Garrafa de gargalo estreito ou erlenmeyer.

Procedimento Experimental:

Colocou-se vinagre dentro de um erlenmeyer até encher cerca de um quarto desse recipiente. Com o funil, colocou-se no balão um pouco de bicarbonato de sódio. Posteriormente, enfiou o gargalo do balão no gargalo do erlenmeyer. Levantou-se o balão de modo que o bicarbonato de sódio entra-se no erlenmeyer. O vinagre formou bolhas e o balão começou a encher. Isso ocorreu, devido o ácido acético do vinagre reagir com o bicarbonato de sódio formando o dióxido de carbono (CO2-gás carbônico), conforme a reação química abaixo. À medida que se formou mais gás, a pressão dentro da garrafa aumentou e o balão encheu.

H+(aq) + HCO3- (aq) à CO2(g) + H2O(l)

3° Experiência

Enferrujamento da palha de aço

Material Necessário:

2 pedaços de palha de aço; Água; 2 tubos de ensaio.

Procedimento Experimental:

Em um tubo de ensaio colocou-se um pouco de água e um pedaço de palha de aço. Em outro tubo de ensaio colocou-se apenas a palha de aço. Ambas foram deixadas ao ar livre.

Após algumas horas notou-se a formação de ferrugem nas duas palhas de aço. Notou-se que ocorreu formação de ferrugem mais intensa no tubo de ensaio com a palha de aço molhada.

A ferrugem é o produto da interação do ferro presente na palha de aço com outras duas substâncias: a água e o oxigênio. Concluiu-se com isso, que a palha de aço não enferruja dentro das embalagens plásticas devido à ausência de água e ar.

Agora imagine: se deixarmos uma palha de aço seca numa cidade litorânea e outra em Brasília, qual delas vai enferrujar primeiro? No litoral existe uma maior umidade relativa do ar já em Brasília o tempo é mais seco, sendo assim, a palha de aço da cidade litorânea vai enferrujar mais depressa.

Sites consultados:

http://www.brasilescola.com/quimica/reacoes-neutralizacao-mais-comuns.htm

http://www.brasilescola.com/quimica/picada-inseto-reacao-neutralizacao.htm

http://www.explicatorium.com/LAB-Enchimento-baloes.php

http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/palhas-aco-ferrugem.htm


Nenhum comentário: