Instrumentos musicais de sopro funcionam, em geral, pela vibração do ar contido em seu interior. De acordo com o instrumento, o ar se apresenta em colunas, contidas em um ou mais tubos que definem a altura (grave ou agudo), a intensidade (forte ou fraco) e o timbre do som.
De maneira semelhante a molas ou cordas, o gás no interior do tubo pode vibrar com frequências sonoras diferentes, sendo este o princípio de funcionamento de instrumentos musicais como a flauta, trompete, saxofone, etc. os quais são constituídos pelo que na física denominamos de tubos sonoros.
É importante ressaltar que um tubo sonoro pode apresentar uma ou duas extremidades abertas e que esta diferença é fundamental para a definição da análise física que faremos para entender a formação de sons em seu interior.
A aula realizada com as turmas 2001 e 2002 da manhã, no dia 09/02/2012, teve como objetivo principal a construção de um instrumento musical se sopro, utilizando tubos de ensaio.
Os materiais utilizados foram:
- 7 Tubos de ensaio.
- Pipeta e piceta com água
- Régua.
- Placa de madeira.
- Fita Crepe.
Uma vez observando que tubos de ensaio apresentam apenas uma extremidade aberta, foram realizados cálculos com a fórmula:
f = n(v/4L)
Onde:
f é a frequência.
n é o harmônico (na teoria musical corresponde a oitava do instrumento).
v é a velocidade do som no ar (usado no experimento, v = 330 m/s).
L é o comprimento do tubo.
Utilizando valores conhecidos na literatura (ver tabela abaixo) para a frequência de cada nota musical, foi definido o tamanho que cada tubo deveria ter para emitir o som desejado da escala natural (Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si).
Nota | dó | ré | mi | fá | sol | lá | Si |
f(Hz) | 261,7 | 293,7 | 329,7 | 349,2 | 392,0 | 440,0 | 493,9 |
Após esta etapa, cada equipe, colocou dentro dos vários tubos um pouco de água, deixando livre para o ar vibrar, apenas a medida correspondente a cada nota.
Com os tubos sonoros calibrados, os alunos usaram a placa de madeira e a fita crepe para facilitar a montagem e finalização do instrumento. E Por final, com os instrumentos prontos para serem tocados.......Toda licença à arte!
Um comentário:
gostei do empenho e achei legal o trabalho muito bom. So faltou, na minha opiniao, mais conteúdo relacionado a fisica tipo mais ilustrações e aplicações das fórmulas apresentadas que nesse caso foi a da frequencia..
f = nv/4L
poderiam explicar o que é L e responder a algum exemplo e tal...
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