terça-feira, 12 de agosto de 2014

O VÍRUS EBOLA

O que é:
O vírus Ebola é o causador de uma doença chamada Febre Hemorrágica Ebola. O vírus é transmitido através do contato com o sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados.
Geralmente, o vírus da Ebola pode originar sintomas como febre, dores musculares, lesões na pele e hemorragias e não tem cura, pois ainda não existe nenhum tratamento, nem uma vacina que seja eficaz.
O Ebola é uma doença frequente em países africanos como Sudão, Uganda, Costa do Marfim, Gabão, Guiné Conacri, Nigéria, Serra Leoa e Libéria e, por isso, não é recomendado viajar para estes países até que a epidemia tenha sido controlada.
 
O vírus Ebola

Sintomas do vírus Ebola
Os sintomas do vírus Ebola podem demorar de 2 a 21 dias para aparecer após a contaminação. São sintomas do Ebola:
·           Febre acima de 38ºC;
·           Dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta;
·           Fraqueza e cansaço fácil;
·           Olhos avermelhados;
·           Diarreia e vômito com sangue;
·           Bolhas na pele;
·           Sangramento pelo nariz, ouvido, boca e região íntima;
·           Alterações cerebrais.
Todos estes sintomas estão relacionados com o surgimento de hemorragias por todo o corpo porque quando o vírus Ebola entra no organismo ele se prende em várias células e se multiplica muito rapidamente, lesionando todos os vasos sanguíneos, causando hemorragia generalizada e falência múltipla dos órgãos.

Transmissão do vírus Ebola
A transmissão do vírus Ebola ocorre através do contato direto com sangue, secreções respiratórias ou outros fluidos corporais de pessoas ou animais infectados com o vírus.
As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos aqueles que entram em contato com o corpo, mesmo depois de morta.

Indivíduo com Ebola

Prevenção do vírus Ebola
A prevenção do vírus Ebola consiste em evitar o contato com indivíduos ou animais infectados com o vírus, usar roupa especial de proteção quando o indivíduo necessitar de contatar com um paciente infectado e evitar frequentar locais públicos como shoppings quando há epidemias.

Tratamento do vírus Ebola
O tratamento para o vírus Ebola consiste em manter o paciente hidratado e alimentado, mas não existe um tratamento específico que seja capaz de curar o Ebola. Os pacientes infectados são mantidos em isolamento no hospital para tomar analgésico para diminuir as dores, e antieméticos, para diminuir os vômitos e também para evitar a transmissão da doença para outros.
Pesquisadores estão estudando como criar um medicamento que possa curar o Ebola, mas apesar dos avanços científicos, eles ainda não foram aprovados para serem usados em humanos. 


Nenhum comentário: