quarta-feira, 1 de outubro de 2014

O LABORATÓRIO MULTIDISCIPLINAR DE CIÊNCIAS E A FABRICAÇÃO DE PRODUTOS DE LIMPEZA PARA A ESCOLA

Nas aulas experimentais de Química ocorridas em nosso laboratório, é comum os estudantes terem acesso à produção de materiais que podem ser usados em seu dia-a-dia: desinfetante, Iogurte, compota de frutas, queijos, detergente, etc.
Utilizando a experiência adquirida nas aulas e entendendo que o processo educacional não se encerra nas atividades desenvolvidas por professores e estudantes, nosso laboratório capacitou os funcionários responsáveis pela limpeza de nossa escola para produzir os materiais necessários às suas atividades.



Após alguns encontros de orientação com o professor de química Miguel Nivaldo, as funcionárias passaram a produzir os produtos de limpeza, o que representou não apenas economia de recursos para nossa instituição, mas um aumento de conhecimento dos funcionários acerca dos riscos e aplicações dos produtos químicos durante o trabalho.


Durante a produção dos materiais foi fundamental o cuidado com as medidas de cada substância e, sobretudo com a segurança de quem estava em contato direto com elas, tornando-se essencial o uso de alguns equipamentos de proteção individual. Dentre os conhecimentos adquiridos por esses funcionários estão: conhecer a função bactericida de um desinfetante; entender o conceito de solução; realizar cálculos básicos envolvendo soluções, manusear equipamentos de laboratório (balança de precisão, vidrarias, etc.).

         Desta forma nosso laboratório tenta participar de maneira cada vez mais intensiva do cotidiano da escola e mostra o quanto é importante um espaço destinado à educação científica dentro das instituições de ensino.

Um comentário:

Jair Pena de Souza Pena disse...

Parabéns pela iniciativa que contribui com o conhecimento para a formação dos funcionários da limpeza e ainda traz economia com a utilização racional dos recursos.
Prof Jair Pena