terça-feira, 17 de janeiro de 2012

CONSTRUINDO MOTORES ELÉTRICOS







Os motores elétricos estão por toda parte. Se tomarmos como exemplo a nossa casa, praticamente tudo que se move devido à eletricidade usa um motor elétrico, seja de CA (corrente alternada) ou CC (corrente contínua).
Por isso, entender como funciona um motor elétrico é tão importante, o que também nos ajuda a compreender muitos fenômenos relacionados a ímãs, eletroímãs e eletricidade em geral.
Estes foram os objetivos da aula (17/01/12) desenvolvida no LMC pelas turmas 3001 e 3002 da manhã, durante a construção de motores elétricos com materiais de fácil aquisição.
Para construir os motores, os alunos precisaram de:
- 1 pilha.
- 1 imã.
- 2m de fio de cobre esmaltado.
- base de isopor ou madeira com suporte metálico.



O passo-a-passo da montagem consistiu em:

1. Fazer círculos concêntricos (bobina) com o arame esmaltado deixando as pontas divergindo uma para cada lado (ver fotos).

2. Fixar a pilha no suporte metálico para que esta funcionasse como fonte de energia.

3. Raspar totalmente uma das pontas da bobina e a outra extremidade raspar somente uma faixa, de maneira que o fio esmaltado da bobina conduzisse energia somente quando em contato com a parte raspada.

4. Fixar a bobina sob a parte aérea do suporte e observar a rotação da mesma.



Todos os alunos, distribuídos em equipes, conseguiram montar seu próprio motor, o que os auxiliou a responder perguntas sugeridas pelo professor como:


1. Qual a natureza da força que faz a bobina girar?

2. Existe diferença entre colocar bobinas com diferentes números de espiras no motor?

3. Existe diferença entre colocar bobinas com diferentes diâmetros no motor?

4. O que acontece se invertermos a polaridade da pilha que alimenta o motor?


Esta atividade mostrou que o trabalho prático serve não apenas como estímulo ao estudo dos conteúdos vistos em sala de aula, mas que é fundamental para o desenvolvimento de conteúdos procedimentais e atitudinais relacionados às ciências.


Prof°: Sérgio Bezerra


Nenhum comentário: