Primeiramente foi produzido o meio de cultura, substância na qual os esporos dos fungos que estão em suspensão no ar se fixam e se alimentam, desenvolvendo assim, colônias. Logo após a preparação dos recipientes de coleta, foram definidos junto com a turma os locais onde colocaríamos tais recipientes (salas de aula, depósito de merenda, refeitório, biblioteca, laboratório, área entre blocos e horta). Após meia hora, fechamos os recipientes e os levamos ao laboratório deixando-os em local com pouca variação de temperatura.
A segunda etapa se deu na semana seguinte. Com base na observação dos recipientes de coleta, foi possível perceber quais locais apresentavam um número maior de colônias e inclusive observar diferentes formas e cores dessas colônias.
Esta aula prática serviu para os alunos entenderem, entre outras coisas, a importância de cuidados básicos com higiene para nossa saúde, bem como levarem ao conhecimento da direção da escola os locais que necessitam de mais ventilação e limpeza frequente, para a prevenção de possíveis infestações de fungos no local.
Materiais para o meio de cultura:
- 100 mL de água superpura (pode ser substituída por água destilada)
- 6g de goma ágar (encontrado em supermercados e lojas de produtos culinários)
- 15g de Glucose (encontrado em supermercados e lojas de produtos culinários)
Modo de preparo:
Misture os ingredientes e leve ao fogo baixo sem parar de mexer. Antes que a mistura comece a ferver, coloque-a nos recipientes de coleta (placas de petri que podem ser substituídas por copos plásticos com tampa) e tampe-os. Só os abra no local escolhido para a coleta e volte a fecha-los após meia hora.
Prof°. Sérgio Bezerra
Nenhum comentário:
Postar um comentário