quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

O que você realmente precisa saber sobre organismos geneticamente modificados (OGM’s)?


Os organismos geneticamente modificados (também conhecidos como transgênicos) são basicamente alterações feitas na estrutura genética de seres vivos com o propósito de dar-lhes características que antes os mesmos não possuíam. Dois dos principais exemplos são os grãos de alta resistência (provenientes do cruzamento vegetal x bactéria) e as plantas inseticidas.


De início, os transgênicos eram vistos como solução diante das mudanças climáticas que afetam principalmente a agricultura. Nesse caso seria como se houvesse um “celeiro do mundo” preservando a biodiversidade e garantindo a viabilidade da produção agrícola no futuro.

Observe a seguir as vantagens e desvantagens dos transgênicos:

Vantagens

1 – O alimento pode se tornar resistente ao ataque de pragas e variações climáticas (seca e geada). O que garante a estabilidade dos custos de produção e dos preços.

2- Esses alimentos podem ajudar a prevenir doenças através do acréscimo de vitaminas nos vegetais, seja para o consumo ou para produzir vacinas.

Desvantagens

1 – Esses alimentos podem aumentar os casos de alergias na população, visto que muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que elas produzem, e o pior, há evidencias de que os transgênicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação aos cultivos comuns.

2 - Os genes são transferidos entre espécies que não se relacionam, como genes de animais em vegetais, de bactérias em plantas e até de humanos em animais. A engenharia genética não respeita as fronteiras da natureza – fronteiras que existem para proteger a singularidade de cada espécie e assegurar a integridade genética das futuras gerações.

Como identificar os produtos transgênicos disponíveis no mercado?

Desde 2003 existe um decreto de rotulagem que obriga as empresas do setor da alimentação a identificarem com um “T” preto dento de um triângulo amarelo os produtos que possuem mais de 1% de matéria prima transgênica em sua composição, no entanto as empresas têm feito de tudo para não fazer essa identificação e até hoje algumas empresas ainda não rotularam seus produtos da forma devida.

O ideal é que você verifique as embalagens dos produtos, mas a seguir apresentamos algumas marcas que comercializam alimentos transgênicos: Sadia (Hamburguer e Salsichas), Da Granja (Salsichas viena), Swift (Salsichas viena), Lacta (Chocolate Bis), Pringles(Batata frita), Dona Benta (Misturas para bolo), Nissin (Cup Noodles), Knorr (Sopas), Maggi (Sopas), Josapar (Supra Soy), Nestlé (Nestogeno), Ferrero (Kinder ovo) entre outros.


Por: Luana Coelho – Aluna do 3° ano do ensino médio/Manhã.

Nenhum comentário: