quinta-feira, 15 de maio de 2014

CONSTRUÇÃO DE UM TERMÔMETRO E A CRIAÇÃO DE UMA ESCALA TERMOMÉTRICA

No dia 15 de maio os alunos das turmas 2001 e 2002 (2° ano do Ensino Médio) da manhã desenvolveram uma atividade no LMC que teve como objetivos montar um termômetro com materiais alternativos, criar uma escala termométrica e determinar a fórmula de conversão desta escala recém-criada para a escala Celsius.













Foram utilizados os seguintes materiais:
ü Tubo de ensaio;
ü Rolha de borracha (para o tubo) com furo;
ü Tubo de vidro (que encaixe na rolha);
ü Água com corante;
ü Pipeta Pasteur.
ü Caneta para marcar CD/DVD.
ü Termômetro químico.
ü Dois béqueres.

 

          








             

             A atividade começou por encher 2/3 do tubo de ensaio com a água com corante. Em seguida os alunos encaixaram a rolha, com o tubo de vidro, na boca do tubo de ensaio. Usando a pipeta, foi possível fazer com que a água no interior do tubo de vidro ficasse cerca de 2 cm acima da boca do tubo de ensaio. Estava então montado o nosso termômetro.










            Com o aparelho de medida já montado, cada equipe criou uma escala termométrica arbitrária e em seguida foi feito a medida da temperatura de duas massas de água com o termômetro recém-criado e o termômetro químico.
            Com a caneta para CD/DVD, foi marcado o nível da coluna de água no termômetro recém-criado e anotado os valores equivalentes no termômetro químico. Com esses valores foi possível encontrar a fórmula de conversão entre as escalas.


       









   No final da atividade prática foi solicitado que os alunos pesquisassem em livros e na internet e respondessem as seguintes questões:
ü Se fosse colocada menos água no tubo de ensaio, o que aconteceria com o termômetro?
ü O que aconteceria se o tubo de vidro fosse mais fino?
ü Quais as temperaturas máxima e mínima (na nossa escala) que nosso termômetro poderia medir? Por quê?
ü O que poderíamos fazer para que nosso termômetro fosse capaz de medir temperaturas abaixo de zero.




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