No
dia 15 de maio os alunos das turmas 2001 e 2002 (2° ano do Ensino Médio) da
manhã desenvolveram uma atividade no LMC que teve como objetivos montar um
termômetro com materiais alternativos, criar uma escala termométrica e
determinar a fórmula de conversão desta escala recém-criada para a escala
Celsius.
Foram
utilizados os seguintes materiais:
ü Tubo de ensaio;
ü Rolha de borracha
(para o tubo) com furo;
ü Tubo de vidro (que
encaixe na rolha);
ü Água com corante;
ü Pipeta Pasteur.
ü Caneta para marcar
CD/DVD.
ü Termômetro químico.
ü Dois béqueres.
A atividade começou por encher 2/3
do tubo de ensaio com a água com corante. Em seguida os alunos encaixaram a
rolha, com o tubo de vidro, na boca do tubo de ensaio. Usando a pipeta, foi
possível fazer com que a água no interior do tubo de vidro ficasse cerca de 2
cm acima da boca do tubo de ensaio. Estava então montado o nosso termômetro.
Com
o aparelho de medida já montado, cada equipe criou uma escala termométrica arbitrária
e em seguida foi feito a medida da temperatura de duas massas de água com o
termômetro recém-criado e o termômetro químico.
Com
a caneta para CD/DVD, foi marcado o nível da coluna de água no termômetro
recém-criado e anotado os valores equivalentes no termômetro químico. Com esses
valores foi possível encontrar a fórmula de conversão entre as escalas.
No final da atividade prática foi
solicitado que os alunos pesquisassem em livros e na internet e respondessem as
seguintes questões:
ü Se fosse colocada menos água no tubo de ensaio, o que aconteceria
com o termômetro?
ü O que aconteceria se o tubo de vidro fosse mais fino?
ü Quais as temperaturas máxima e mínima (na nossa escala)
que nosso termômetro poderia medir? Por quê?
ü O que poderíamos fazer para que nosso termômetro fosse
capaz de medir temperaturas abaixo de zero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário