quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

RECICLAGEM DE PAPEL

Aula dos dias 24 e 25/01/2012 com as turmas 601 tarde e 702 manhã. Estudos Amazônicos. Professora Kélvia Romano. Supervisão dos professores Sérgio Bezerra e Miguel Nivaldo.

Nesta aula os alunos participaram de uma pequena palestra sobre Educação Ambiental e depois foram convidados a coletar o papel que havia sido jogado no lixo da escola e trazer para o LMC (Laboratório Multidisciplinar de ciências) para ser reciclado.


O MUNDO PRECISA SABER DISSO:

Os 5 r’s da educação ambiental:

Repensar , Recusar , Reduzir, Reutilizar, Reciclar

O que é reciclagem?

Reciclagem é um conjunto de técnicas que tem por finalidade aproveitar materiais cuja vida útil já se esgotou e que de alguma forma foi rejeitado.

Porque reciclar?

ü maior a economizar energia;

ü preservação os recursos naturais;

ü diminuição do lixo aterrado;

ü diminuição dos efeitos do aquecimento global.

RECICLAGEM DE PAPEL: Cada tonelada de papel que é reciclada, evita o corte de 40 árvores, economiza 10.000 m3 de água e 50% da energia elétrica necessária para se obter o papel a partir da árvore.

RECICLAGEM DE ALUMÍNIO: a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica. Para se ter uma idéia, a reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza suficiente energia para manter um aparelho de Tv ligado durante três horas.

RECICLAGEM DE PLÁSTICO: 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo. A fabricação de plástico reciclado economiza 70% de energia;

RECICLAGEM DE VIDRO: a reciclagem de 1 tonelada de vidro evita a extração de 1300kg de areia.

TEMPO DE DECOMPOSIÇÃO DE ALGUNS MATERIAIS:




Um comentário:

❀Kel Romano❀ disse...

Ficou super bacana a postagem amigos Miguel e Serginho!!
Eu adorei ir com meus alunos reciclar papel.
Eles com certeza aprenderam muito e de forma tão atuante.
Adorei ter estado com vocês!!
O laboratório de Ciências da nossa escola é de extrema importância p/ o desenvolvimento sóciointelectual do nosso alunado.
Obrigada pela parceria.E que venham mais ainda.
um abraço.
Prof:Kelvia Romano